CRM-SSA - Index
 

 


APRESENTAÇÃO

QUEM SOMOS

O QUE OFERECEMOS

ONDE ESTAMOS

NOTÍCIAS

EVENTOS & AGENDA

GALERIA de FOTOS

BUSQUE AJUDA

FALE CONOSCO

LEGISLAÇÃO

LINKS









 Apresentação:

Próximos EVENTOS

Seminário 

      O Centro de Referência para Mulheres - Suely Souza de Almeida (CRM-SSA), inaugurado em 22 de março de 2016, faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), UFRJ.

      Desenvolve metodologias de atenção integral à mulher em situação de violação dos direitos humanos. Para tanto, combina atividades de ensino, pesquisa e extensão na formação profissional, o que dinamiza e potencializa a prestação de serviços. A função social da universidade pretende devolver o investimento público à sociedade na forma de ações concretas.

      Nossa missão é tentar garantir que todas as mulheres tenham o direito a viver uma vida livre de violência e discriminações, auxiliar no processo de ruptura dessas situações e na construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar, seja na promoção de atividades coletivas ou na escuta individual.

     A proposta político-pedagógica do CRM-SSA articula um conjunto de ações básicas: acolhimento, atendimento e acompanhamento psicossocial, ações de ampliação do universo cultural, empoderamento e desenvolvimento de uma consciência crítica em uma perspectiva emancipatória dirigidos à mulheres em situação de violação de direitos, público alvo da instituição.

     Por entender que apenas a prestação de atendimento individual não é suficiente para combater este grave problema social, ofereceremos também, outras ações que complementam o atendimento e que têm caráter preventivo com vistas ao fortalecimento das mulheres atendidas, da eliminação das desigualdades de gênero e da naturalização e banalização da violência contra a mulher.

     Essas ações seguem o proposto pela Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006) que tão bem conjuga a proteção à mulher que sofre violência com o acesso a programas sociais que visam seu fortalecimento como sujeito de direitos. Também atendem as recomendações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, garantindo um atendimento integral que auxilie no processo de superação da situação de violência e de vulnerabilidade social.

Em linhas gerais, podemos dizer que nossos OBJETIVOS são:

1- Oferecer atendimento psicológico e social à mulheres em situação de violência de gênero e outras situações de violação de direitos;
2- Fornecer instrumentos de resgate da autoestima feminina, criando formas para que as mulheres tornem-se agentes de sua própria transformação;
3- Potencializar o (re)conhecimento dos direitos da mulher e do exercício pleno de sua cidadania.
4- Fomentar debate para fortalecer o conhecimento dos (as) profissionais em relação à identificação da violência de gênero e informar procedimentos de orientação e encaminhamento aos serviços da rede que realiza atendimento às mulheres nessa situação.

Fachada do Prédio do CRM-SSA na Ilha do Fundão


















CRM-SSA

Desenvolvimento: Fernando Palma G. Pereira